X Fechar
Digite seu email:

LIAME

Projetos

A Liame é pessoa jurídica, sem fins lucrativos, com sede no Município do Rio de Janeiro de natureza cultural e educacional. A Associação está apta a representar seus associados na forma de proponente em leis de incentivo fiscal e editais de qualquer natureza.

Os interessados devem entrar em contato através do e-mail liame@liame.org.br. Abaixo alguns de nossos projetos atuais.


fechar

Cariocas Sobre Rodas

Saiba mais

O Projeto oferece aulas gratuitas de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas para crianças e jovens de 5 a 18 anos. Aumenta a autoestima, a confiança e dá uma nova perspectiva de como encarar desafios.

Cumprindo um dos seus papéis que é estimular e apoiar projetos educacionais, culturais e/ou sociais que ajudem a fortalecer e enriquecer estas áreas, a Liame fechou mais uma parceria, estamos apoiando o Projeto Carioca Sobre Rodas.

O Projeto oferece aulas gratuitas de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas para crianças na faixa etária de 5 a 18 anos, em academia com instalações de acessibilidade, coordenada pela Pentacampeã Brasileira da modalidade, a atleta e dançarina Viviane Macedo e dois professores.

Um dos objetivos do projeto é ensinar a Dança Esportiva em Cadeira de Rodas à crianças cadeirantes e andantes, formando futuros competidores desta modalidade que está em processo de inclusão nos Jogos Paraolímpicos, já existindo como Campeonato Mundial há 48 anos e Brasileiro há 10 anos. Outro objetivo é formar professores que possam passar o conhecimento adquirido para futuras gerações de competidores.

Além de inserir estas crianças, adolescentes e jovens em uma atividade esportiva, aumentar a autoestima, ensinar disciplina, perseverança e responsabilidade, este tipo de atividade quebra alguns paradigmas. A visão errônea de que a pessoa deficiente é inválida e deve se privar de algumas atividades talvez seja o maior deles. A atividade esportiva ajuda a testar limites, encarar desafios e serve como preparação para todas as áreas da nossa vida. Aliada com a atividade artística da dança nos faz evoluir culturalmente e socialmente.

O apoio da Associação dá certa tranquilidade para que o projeto possa continuar e buscar novas parcerias e desafios. Porém ainda existem necessidades que não estão sendo atendidas. Caso você queira ajudar de alguma forma, entre em contato com a Associação ou diretamente com a Viviane Macedo, responsável pelo projeto, no e-mail ciavivianemacedo@gmail.com


fechar

Dinossauros Nacionais

Saiba mais

Dia 16/02, segunda-feira, as 12H tem Bloco dos Dinossauros Nacionais no Largo de São Francisco no Centro do Rio. O melhor do Rock dos anos 80! Venha conferir.

O Bloco dos Dinossauros Nacionais nasceu da união de ex-alunos da Faculdade Nacional de Direito, mas hoje abriga pessoas de todos os lugares. 

Tocando o melhor do Rock Nacional dos anos 80 arrasta simpatizantes de todas as idades e classes sociais.


fechar

Go East Orkestar

Saiba mais

Nos dia 3, 7 e 8 de fevereiro teremos a apresentação do projeto Go East Orkestar no Circuito Musical. Clique no mural para ver os locais e datas das apresentações. Não percam!

Formada em 2010, a Go East Orkestar (aka GEO) é uma orquestra popular carioca especializada em música tradicional dos Balcãs e do Leste Europeu e suas possibilidades de fusão com a música popular brasileira. Seus shows são uma mistura surpreendente de sons, marcados sempre pelo caráter festivo, capaz de despertar interesse até nos ouvintes mais entediados. Nestes três anos de existência, constam no curriculum da GEO: apresentações em praças e espaços públicos no RJ, Brasil e na Sérvia; apresentações em renomadas casas de show do RJ e MG; criação do primeiro bloco carnavalesco de música balcânica do Brasil; convites para grandes festivais como o Rock in Rio, o Festival de Guča, o Nisville Jazz Festival e o Dani Brazila (os três últimos na Sérvia) . Em Guča (2012), a Go East Orkestar com o apoio do Ministério da Cultura, representou o Brasil na 3ª Competição Internacional de Brass Bands, recebendo o título de 2ª melhor banda. Esse feito virou documentário,e estreou em setembro de 2013 no festival FICEP, em Paris. O documentário foi exibido em novembro de 2013 no Cine Jóia, no RJ.


fechar

Meu nome no papel

Saiba mais

Além de ser um projeto de alfabetização pretendemos proporcionar aos jovens e adultos o acesso a literatura e resgate educacional.

A meta é alfabetizar jovens e adultos, ministrando as aulas em um formato apropriado, aliada aos cursos de cuidados pessoais e cidadania, objetivando o crescimento pessoal e profissional em um futuro próximo.

 

Produção Liame Associação de Apoio à Cultura

BUSCANDO PATROCÍNIO


fechar

Vidançar 2012

Saiba mais

Projeto de dança (ballet) realizado no Espaço “Casarão da Cultura”, localizado na Comunidade do Complexo do Alemão. Em 2012 foram beneficiadas 150 crianças moradoras da comunidade.

Projeto de dança (ballet) realizado no Casarão da Cultura localizado na Comunidade do Complexo do Alemão. O projeto teve início em campanhas solidárias de Natal e Dia das Crianças feitas por associados e amigos, onde as crianças amparadas se reuniam e, por iniciativa própria, realizavam uma apresentação de dança, com coreografia e música improvisadas. No ano de 2012 o Projeto abraçou 150 crianças com aulas de jazz, ballet e Hip Hop e também palestras sobre higiene pessoal e cidadania.





Produção Liame Associação de Apoio à Cultura

Espaço: Casarão da Cultura do Complexo do Alemão;

Apoio: CIEE; Academia Jimmy de Oliveira; Grupo Abraço de Águia e Grupo Solidariedade.

fechar

TeatraReciclando

Saiba mais

Oficina de elaboração de textos e apresentações de teatro com fantoches utilizando material reciclável, com crianças do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Oficinas de elaboração de textos e confecção de fantoches com material reciclável desenvolvidas com crianças no Casarão da Cultura do Complexo do Alemão, despertando o interesse dos jovens pelas etapas da criação de uma peça de teatro, demonstrando as funções de roteirista, diretor, ator, sonoplasta, iluminador, figurinista e outras. Usando o material reciclável para a confecção dos fantoches utilizados na peça, ensinando as crianças que não precisam de grandes recursos para desenvolver seus projetos, apenas de uma boa ideia.

 

Produção Liame Associação de Apoio à Cultura



fechar

HERÓIS DO COTIDIANO EM: O BANQUETE DOS HERÓIS

Saiba mais

Projeto que promove o acesso do público fluminense a espetáculos de teatro, dança, música e circo. Grupos artísticos da capital se apresentam em diferentes municípios do interior.

4ª Edição do CIRCUITO ESTADUAL DAS ARTES - CHAMADA PÚBLICA 02/2011.

Proponente: LIAME ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CULTURA

Código: 13400305

Com uma programação diversificada e ingressos a preços populares, O Circuito Estadual das Artes é um projeto que busca promover o acesso do público fluminense a espetáculos de teatro, dança, música e circo. Por meio dele, grupos artísticos da capital se apresentam em diferentes municípios do interior, exibindo produções de reconhecida relevância cultural.

fechar

TeatraReciclando

Saiba mais

Oficina de elaboração de textos e apresentações de teatro com fantoches utilizando material reciclável, com crianças do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

A Proposta do Projeto TEATRARECICLANDO é realizar oficinas de elaboração de textos e apresentações de teatro com fantoches, com crianças do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Despertar o interesse dos jovens pelas etapas da criação de uma peça de teatro, demonstrando as funções de roteirista, diretor, ator, sonoplasta, iluminador, figurinista e outras. Usando o material reciclável para a confecção dos fantoches utilizados na peça, ensina as crianças que não precisam de grandes recursos para desenvolver seus projetos, apenas de uma boa ideia.

O projeto TEATRARECICLANDO tem como objetivo estimular a imaginação. Apresentar o mundo do teatro, e da produção teatral. Ensinar normas básicas, orientando a criação de textos e a realização de teatro com fantoches. Conscientizar a população próxima ao espaço “O Elo do Complexo”, localizado na comunidade de Nova Brasília, no Complexo do Alemão,  demonstrando os benefícios e a importância de reaproveitar o material descartado. Descobrir novos talentos entre os jovens participantes das oficinas. 

 

Produção: Liame Associação de Apoio à Cultura.



fechar

Fazer arte é bom e eu gosto

Saiba mais

Trabalho em Arte e Educação destinada ao público infanto-juvenil, que contempla aulas de dança e expressão corporal, atividades circenses, contação de histórias.

“Fazer arte é bom e eu gosto” é uma proposta de trabalho em Arte e Educação destinada ao público infanto-juvenil, que contempla aulas de dança e expressão corporal, atividades circenses, contação de histórias e o incentivo à formação de um pensamento estético e critico através da vivência de linguagens, experimentação e observação de processos artísticos. 

O trabalho será desenvolvido em módulos compostos por oficinas de dança criativa e expressão corporal, artes circenses (acrobacias, malabares, acrobacias aéreas), teatro, dança de rua e visitas bimestrais a espetáculos de artes cênicas em cartaz na cidade do Rio de Janeiro ao longo do desenvolvimento do projeto e correlacionados com a proposta e conteúdo de cada oficina que será ministrada. Estas visitas serão agendadas previamente por nossa produção em teatros, centros culturais e instituições parceiras, a saber: Núcleo de Dança e Educação do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Espaço SESC, Teatro Cacilda Becker, Secretaria de Cultura do Estado /Projeto de Formação de Platéia. Todas as atividades propostas pelo projeto serão gratuitas para os alunos e professores que participarão do projeto.


fechar

Projeto Vidançar

Saiba mais

Projeto de dança (ballet) realizado no Espaço “O Elo do Complexo”, localizado na Comunidade do Complexo do Alemão. Atualmente o projeto beneficia 60 crianças moradoras da comunidade.

Projeto de dança (ballet) realizado no Espaço “O Elo do Complexo”, localizado na Comunidade do Complexo do Alemão, dando continuidade ao trabalho realizado em 2012.

No momento, o projeto beneficia 60 crianças com aulas de ballet, palestras sobre higiene pessoal e cidadania. O Projeto foi convidado a participar do Workshop Royal Opera ballet em 2013.

http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1459509

 

Produção: Liame Associação de Apoio à Cultura.

Espaço: O Elo do Complexo, Tr. Guadalajara, nº 298 – Inhaúma.

Apoio: CIEE; Grupo Abraço de Águia; Grupo Solidariedade. Arte Conventual.